Válvulas de controle segmentadas melhoram significativamente a produção no processo de clarificação de açúcar

Principais resultados

  • Paradas de manutenção reduzidas de uma vez a cada 2 semanas, a uma vez a cada 3 meses – uma melhoria de 6X.
  • Aumento significativo da produtividade.
  • Processo de limpeza simplificado.
  • Manutenção e reparos de válvula minimizados.

Aplicação:

Bloqueio e controle do processo de clarificação em usina de açúcar nas Américas.
A clarificação é uma etapa crítica para a produção de xarope de açúcar de alta qualidade. O processo reduz e remove sólidos não-açucarados indesejáveis do caldo de açúcar, melhorando a pureza antes do processamento posterior.

Para este projeto, a usina de açúcar requer quatro pacotes de válvulas de controle automatizado para substituir as válvulas borboleta existentes.

Condições de funcionamento
Processo: Clarificação
Aplicação: Bloqueio e controle do processo de clarificação
Fluído: Xarope de açúcar
Temperatura: 80 ° C (176 ° F)
Pressão: 40 psi (2,8 bar)
Requisitos de desempenho: fluído turbulento; alta abrasão; fluido incrustante; alta ciclagem; bloqueio e controle.

Desafio

Durante a produção de açúcar, o processo de clarificação faz com que cristais de açúcar formem depósitos na tubulação e no equipamento. Nesta usina de açúcar, as válvulas borboleta com sede de metal existentes estavam frequentemente ficando incrustadas com depósitos de cristal de açúcar – causando uma parada para manutenção a cada duas semanas durante a safra de produção. O tempo de inatividade resultante, a perda de produção e os custos relacionados tornaram-se inviáveis.

Esq. As válvulas borboletas existentes mostraram sinais frequentes de danos causados por fluídos agressivos, exigindo desligamentos a cada 2 semanas para limpeza e reparos. Dir. Essa válvula borboleta, usada para isolamento, é um exemplo de fluído abrasivo incrustado.

Solução

Os engenheiros da Bray avaliaram as condições do processo nesta usina de açúcar e determinaram que uma válvula de controle segmentada Série 19 era a melhor solução para esta aplicação exigente. A válvula S19 é projetada para lidar com meios viscosos e sólidos abrasivos.

A válvula de controle rotativo de um quarto de volta apresenta um segmento com ação de “cisalhamento” para cortar o fluído acumulado, semelhante a uma válvula guilhotina. Esta ação atua como característica de autolimpeza quando utilizada em aplicações com xarope de açúcar e incrustações.

Detalhes dos Produtos Bray

O pacote de válvulas de controle da Bray inclui válvulas de controle segmentadas série S19 com sede metal, atuadores pneumáticos série S92 e posicionadores série S6A

Tamanho: NPS 6 (DN 150)
Válvula: Série 19, Corpo CF8M, Sede Metal
Atuador: Série 92; Pneumático
Controle: Posicionador Série 6A
Quantidade: 4 unidades

Resultados

Desde a instalação, as válvulas de controle segmentadas da Série 19 reduziram as paralisações para manutenção de uma vez a cada 2 semanas para uma vez a cada 3 meses – uma melhoria de 6 vezes. A limpeza agora pode ser realizada apenas com água quente. Além disso, não houve necessidade de kits de reparo durante mais de 3 anos de operação.

Como resultado do tempo de inatividade reduzido, manutenção e reparos, a produtividade da usina de açúcar aumentou significativamente.

A Bray é patrocinadora do Webmeeting Fermentec Reunião Anual 2021