Leveduras personalizadas
O dinamismo da fermentação alcoólica faz surgir leveduras novas no processo, que podem ser selvagens (contaminantes) ou novas linhagens, variantes das introduzidas que podem se encaixar como uma luva na indústria. Já existem usinas no Brasil que estão selecionando as suas próprias leveduras. Essas joias da fermentação são as leveduras personalizadas.
A equipe de pesquisa da Fermentec investiga se essas novas leveduras que estão aparecendo na fermentação podem se tornar leveduras personalizadas, que têm ainda mais benefícios em relação às selecionadas porque estão mais adaptadas ao ambiente da sua própria usina, onde foi isolada.
Leveduras selecionadas
A levedura é o coração da fermentação alcoólica e sua escolha é a diferença entre o lucro e o prejuízo na produção de etanol. As leveduras selecionadas pela Fermentec PE-2, CAT-1, FT858L e Fermel são as mais utilizadas pelas usinas brasileiras para iniciar a safra porque são altamente tolerantes ao stress da fermentação, persistentes, não floculam, não espumam e são dominantes em relação às contaminantes.
Avançadas técnicas de pesquisa, como as de cariotipagem e DNA mitocondrial, revelam parentescos entre essas super leveduras e novas linhagens são identificadas constantemente. O resultado é uma fermentação com redução de custos e maior eficiência.
A tecnologia Altferm, desenvolvida pela Fermentec, eleva o teor da fermentação alcoólica acima de 12% v/v. Quanto maior o teor alcoólico da fermentação, menor é a produção de vinhaça. O sistema Altferm concentra o volume de vinhaça, o que representa menos custos com transporte para a destinação do subproduto e compromisso com as práticas ESG.
Dentre outros benefícios que podem ser obtidos estão:
- Economia na agrícola com transporte e distribuição da vinhaça;
- Redução do consumo de vapor (energia);
- Menos uso de água tratada no processo industrial (diluição do fermento);
- Redução do impacto ambiental da aplicação da vinhaça na lavoura.
Traduzindo em números, para uma usina que produz em média 120 mil m3 por safra, a mudança representa uma queda de 340 milhões de litros de vinhaça e 157 mil litros
de óleo diesel para fazer o transporte de 20 quilômetros de distância.
Em termos financeiros, a economia pode chegar a 5 milhões de reais com custos de logística da vinhaça e redução do consumo de vapor. Do ponto de vista ambiental
seriam 400 mil quilos de gás carbônico a menos lançados na atmosfera e redução no consumo de 36 milhões de litros de água potável na safra.
Faça o download do folder com mais informações sobre o Altferm®
Processo otimizado para Etanol de Milho
O StarchCane é um processo inovador para produzir etanol de milho e outros amiláceos (sorgo, trigo, etc.), com tecnologia 100% nacional e baseado no conceito da fermentação de cana, na qual o Brasil possui a melhor tecnologia a nível mundial.
A Fermentec, empresa que atua desde 1986 otimizando os processos de etanol e milho nos EUA e Canadá, através da sua área de Engenharia, utilizou-se desta experiência e adaptou-a para a tecnologia desenvolvida para o etanol de cana de açúcar no Brasil, proporcionando uma série de vantagens, com um projeto diferenciado e inovador.
Nesse processo temos 2 inovações importantes: a primeira é o reciclo de leveduras, proporcionando fermentações mais rápidas e eficientes. E a segunda é a remoção de sólidos realizada antes da destilação, possibilitando utilizar a destilaria já existente.
Os diferenciais do StarchCane promovem resultados significativamente superiores se comparados ao processo tradicional de produção de etanol de milho.
Somado a estas vantagens, estamos associados às melhores empresas fornecedoras de equipamentos e insumos existentes no mercado mundial.
Reciclo de Leveduras
Leveduras rigorosamente selecionadas do banco de leveduras da Fermentec, comprovadamente robustas, tolerantes a teores alcoólicos elevados, com alta taxa de dominância e persistência.
Viabilidade
Em função das altas produtividades obtidas com a tecnologia StarchCane, torna-se viável economicamente produzir etanol de milho em qualquer região do Brasil.
Chega de Entresafra
Nas usinas de cana de açúcar, o processo StarchCane permite operar a indústria praticamente o ano todo, eliminando a ociosidade da entresafra.
As vantagens do StarchCane Fermentec
- Fermentação com reciclos de leveduras;
- Elimina a necessidade de comprar e propagar levedura;
- Não ocorre desvio de açúcares do mosto para propagação de leveduras. Inóculo de leveduras chega a ser superior a 40 vezes se comparando ao processo convencional;
- Melhor controle sobre a contaminação bacteriana;
- Fermentação com alto teor alcoólico (> 16% v/v), com reduzido volume de vinhaça/litro de etanol;
- Período de produção do etanol de milho pode chegar a 365 dias;
- Otimiza o uso das instalações existentes, reduzindo significativamente os custos operacionais;
- Pode ser utilizado integrado à cana ou em destilarias dedicadas exclusivamente ao milho;
- Promove a remoção dos sólidos antes da destilação (e com recuperação do etanol);
- Permite utilizar a mesma destilaria já instalada para o etanol de cana, caso esteja ociosa;
- Produção de “DDGS-Distillers Dried Grains” de elevada concentração de aminoácidos e proteínas;
- Baixo consumo energético e de água no processo;
- Menor Capex e Opex em relação aos processos convencionais;
- Tudo isso, somado a rendimentos fermentativos de 4% a 10% maiores em relação ao processo tradicional.